Músico cristão testemunha cura de câncer por meio do Salmo 23: ‘Deus estava presente’

  • 04/09/2024
Músico cristão testemunha cura de câncer por meio do Salmo 23: ‘Deus estava presente’
Músico cristão testemunha cura de câncer por meio do Salmo 23: ‘Deus estava presente’ (Foto: Reprodução)

Quando o músico americano Alex MacDougall recebeu o diagnóstico de câncer, sua vida desabou. No meio do tratamento doloroso e da incerteza, ele teve um encontro transformador com Deus.

Com 18 anos e recém-saído da escola, MacDougall foi convidado a participar de uma cruzada de Billy Graham em Anaheim, Califórnia.

“Naquela noite, o Sr. Graham pregou sobre 2 Coríntios 5:17, e eu também queria me tornar uma ‘nova criação em Cristo’, então fui às lágrimas ao aceitar seu convite”.

Ele lembra que uma das canções cantadas naquela noite em 1969 foi o hino "Surely Goodness and Mercy" (Certamente Bondade e Misericórdia, em tradução livre), baseado no Salmo 23.

“Nunca a esqueci, e minha vida nunca mais foi a mesma”, testemunha MacDougall, ex-integrante da The Larry Norman Band.

A doença

MacDougall conta que muitas décadas depois, quando estava com 71 anos de idade, ele estava ensinando e aproveitando a vida, quando começou a ter alguma dificuldade para engolir.

“Quando finalmente consegui consultar um médico, já haviam se passado vários meses. Então vieram as palavras que mudaram tudo: ‘Você tem câncer de esôfago’”, conta.

A partir de então, foram 32 tratamentos de radiação, seis semanas de quimioterapia e, eventualmente, uma esofagectomia.

“Não esperava passar 36 dias no hospital, precisar de oxigênio, de um tubo de alimentação nasogástrico, lidar com coágulos sanguíneos no pulmão e uma série de complicações. Não fazia ideia de que, por longos períodos, eu não conseguiria comer ou beber nenhum líquido”, relatou.

Ele contou que além dos assuntos legais que precisavam ser resolvidos, fez alguns planos para enfrentar aquele período terrível.

“Pensei em tentar a pintura em aquarela e em ler alguns livros que há muito estavam na minha lista. No entanto, devido aos efeitos colaterais e à extrema fadiga, esses planos se mostraram inalcançáveis”.

Salmo 23

Por ser ligado à música, MacDougall disse que decidiu escolher uma "música tema" para o encorajar e confortar naquele período.

“Anos antes, um amigo que estava nos estágios finais do câncer ouviu repetidamente sua ‘música tema’ de fé antes de falecer e disse que isso lhe trouxe grande paz”, explicou.

MacDougall escolheu o "Salmo 23", texto bíblico musicado pelo compositor britânico Howard Goodall.

“Após a quimioterapia e a radioterapia, eu estava desidratado, incapaz de engolir ou ficar em pé, com oxigênio e em dor. Eu realmente sentia como se estivesse passando pelo ‘vale da sombra da morte’. Sabia que muitos amigos e familiares estavam orando por mim, mas, naquele momento, eu me sentia completamente quebrado, devastado, destruído.”

MacDougall contou que colocou a música no seu telefone e apertou o play várias vezes: “O Senhor é meu pastor / Nada me faltará / Ele me faz deitar em pastos verdes / Ele me conduz ao lado das águas tranquilas".

“Enquanto ouvia, fui tomado por uma onda de emoções. Lágrimas escorriam enquanto a realidade avassaladora da presença de Deus preenchia o ambiente. Senti paz, conforto e segurança”, lembra.

“Sim, embora eu ande / Pelo Vale / Da Sombra da Morte / Não temerei mal algum / Pois Tu estás comigo / Tu me confortarás / Tu estás comigo / Tu me confortarás”, repetia.

Deus muda tudo

MacDougall disse aquele foi seu ponto de virada, e descreveu:

 “Aquelas palavras maravilhosas e a presença de Deus transformaram tudo novamente. Eu tinha certeza de que Ele estava no controle e me confortaria. Ainda assim, eu estava enfrentando uma cirurgia arriscada e uma longa recuperação. Eu não sabia se sobreviveria à operação, mas sabia que tinha esperança, paz interior e confiança de que estava nas mãos de Deus.”

“Enquanto escrevo, já se passaram onze meses desde a cirurgia. Posso comer e engolir novamente. Minha força, equilíbrio e clareza mental retornaram. Preciso de infusões mensais de imunoterapia e exames trimestrais, mas meu médico afirma que não há sinais de câncer. Em termos simples, sou um milagre ambulante e minha fé em Deus está mais forte do que nunca.”

“O que eu diria a pessoas em uma situação semelhante, que estão enfrentando incertezas? Faça as pazes com aqueles que você possa ter ofendido, ou com aqueles que o ofenderam. Foque no que é importante e deixe de lado o que não é. Ore e confie em Deus. Coloque seu futuro em Suas mãos e busque o conforto, a paz e a presença que somente Ele pode oferecer. Aguente firme e viva um dia de cada vez. Cada dia é um presente”, aconselhou MacDougall ex-professor de música na Dallas Baptist University.

Assista ao hino "Surely Goodness and Mercy"

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/testemunhos/musico-cristao-testemunha-cura-de-cancer-por-meio-do-salmo-23-deus-estava-presente.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Eu Quero Ver

Osvaldo Nascimento

top2
2. Eu te Agradeço Deus

Cleber Lucas

top3
3. Soube que te Amava

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Estou Contigo

Antônia Gomes

Anunciantes