Mãe sobrevive a complicação rara após parto: “Sou um milagre para medicina”
- 12/08/2024
A influenciadora Juliana Perdomo sofreu uma complicação rara após o parto de seu terceiro filho. Depois de dias no hospital, ela recebeu alta e está testemunhando o poder de Deus através de seu testemunho.
O parto aconteceu no dia 26 de julho, em Iporá. O bebê nasceu bem e saudável, mas Juliana teve uma embolia amniótica e precisou ser entubada.
Ao G1, a obstetra Francine Pereira explicou que embolia amniótica é uma condição rara e perigosa, onde o líquido amniótico (líquido que envolve o embrião, que contém células fetais e outros materiais antigênicos) entra na corrente sanguínea da mãe.
Clinicamente, esse tipo de emergência se manifesta de forma inesperada e compromete rapidamente o sistema cardiorrespiratório, deixando a mulher sem oxigênio no sangue e com quedas súbitas da pressão.
Segundo Francine, essa condição pode acontecer durante o trabalho de parto, no parto em si ou até 30 minutos depois do parto. A médica observou que é essencial um tratamento de suporte intensivo para manter a oxigenação e prevenir hemorragias, já que a taxa de mortalidade é alta e as sequelas neurológicas podem ser graves.
Juliana recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 3 de agosto e foi recebida com festa em sua cidade. Ela contou: “Estou muito emocionada e a ficha está caindo agora. Eu sou um milagre para a medicina”.
O parto
Segundo a irmã, Tatiana Perdomo, o parto do sobrinho foi agendado e feito com mais de 39 semanas de gestação. A influencer não teve nenhuma complicação durante a gravidez e não possui histórico de doença cardíaca ou respiratória.
Tatiana detalhou que Juliana teve uma descompensação cardiorrespiratória ainda na sala de parto e posteriormente foi diagnosticada com embolia amniótica. Por causa da embolia, ela acabou desenvolvendo uma síndrome respiratória aguda.
O momento em que Juliana pegou o recém-nascido, Zac, no colo foi transmitido por uma live nas redes sociais dela. No vídeo, ela se emociona ao rever a família e conhecer o filho caçula.
“A cada 100 mil mulheres gestantes, uma tem o que eu tive, que foi: embolia amniótica pulmonar. Eu sou um milagre para medicina porque essa embolia amniótica mata em segundos assim que é cortado o cordão umbilical entre mãe e bebê e em mais de 40 anos na literatura não tem registro dessa complicação”, explicou Juliana no Instagram.
“Deus me permitiu voltar para meus três filhos, minha família. O Senhor não nos prometeu uma vida confortável, sem dor. Pelo contrário, pediu para que saibamos enfrentar nossas cruzes independente do peso dela e que saibamos carregar com fé e perseverança sem se curvar diante do peso. Obrigada Jesus por trazer nosso menino ao mundo, já nos dando um baile do que é ter fé”, testemunhou Juliana.
A mãe contou que o nome Zac significa aquele que é lembrado pelo Senhor: “E você nesses 9 dias nos fez nos agarrarmos dobrado em Jesus Cristo. Que sua vida seja só de benção, meu filho. Obrigada pelo grande ensinamento de como é bom viver”.
“Eu não tenho palavras para agradecer tanto carinho. Primeiramente, a Deus por ter guardado minha vida em suas mãos e me segurado em seu colo para eu sair dessa sem nenhuma sequela. Como é bom poder viver, respirar, beber água, andar. Obrigada Jesus pela vida. Obrigada Jesus. Obrigada a todos os meus seguidores amados, família por todas as orações e carinho, foram essas orações e carinho que me salvaram”, concluiu Juliana.
Natural de Iporá, no oeste do estado de Goiás, a influenciadora Juliana Perdomo de Barros tem 34 anos, é casada com o empresário Pauer Moreira e mãe de três filhos (Dom, Raj e Zac).
Filha de pais donos de um restaurante e um buffet em Iporá, Juliana tem duas irmãs: as empresárias Mariana Perdomo e Tatiana Perdomo. De tanto ser elogiada por seus talentos, decidiu compartilhar sua rotina de cuidado com a família nas redes sociais e criou, há nove anos, dois perfis que se tornaram sucesso de audiência e engajamento: um no YouTube, que reúne quase 600 mil inscritos, e outro no Instagram, que possui 1 milhão de seguidores.